Sua escova de dentes está limpa? Certeza?

Os cuidados com as escovas dentais, devem ser levados com muita seriedade diariamente pois, elas  podem acumular bactérias prejudiciais à saúde rapidamente.

Umidade, locais abafados e restos de alimento que ficam presos junto às cerdas das escovas, são os ambientes mais propícios que existem para a proliferação de fungos e bactérias. Não é difícil concluir, portanto, que as escovas são alvos frequentes de micro-organismos.

escova-dinossauro

O fato mais preocupante e talvez o mais alarmante é que algumas pessoas deixam as escovas em cima da pia ou aparador sem proteção alguma,  elas nem sempre ficam dentro do armário do banheiro ou de uma gaveta, por isso estão expostas às gotículas lançadas do vaso sanitário para o ar quando alguém dá a descarga sem fechar a tampa e acreditem o spray é comprovadamente alto e de longo alcance. Se a pessoa estiver com inflamações gengivais ou cortes na boca, pode até levar à um quadro infeccioso grave. Portanto, não nos esqueçamos de abaixar a tampa do vaso ao dar a descarga.

Nojento? Então não se esqueça de higienizar as cerdas e, trocar a escova com frequência maior que a recomendada, algo entre 3 e 4 semanas no máximo, pois com certeza os coliformes fecais, fungos, bactérias, etc., irão diretamente para a sua boca.

Higienização

A higienização da escova deve ser diária, o ideal é lavar as cerdas  com antisséptico bucal ou solução à base de clorexidina, produtos facilmente encontrados na farmácia, tirar o excesso e guardar em local protegido. Outro erro muito comum é o de secar a escova na toalha, que também costuma ser cheia de micro-organismos, nem com papel higiênico, que fica muito próximo do vaso sanitário. Após escovar os dentes, é bom guardar a escova no armário e o mais longe possível do vaso sanitário, lembrando sempre que é preciso dar a descarga com a tampa fechada.

Assista a este vídeo bem humorado: