MITOS E VERDADES SOBRE A SAÚDE BUCAL
MITOS E VERDADES SOBRE A SAÚDE BUCAL
Fórmula Odonto
Todos sabem que existe a maneira certa para manter os dentes e a gengiva saudáveis. Porém muitas vezes agimos de forma errada por crenças e mitos que acreditamos serem, de fato, os corretos. Por isso, esclarecemos as principais dúvidas em torno da saúde bucal para que você não coloque seus sorriso em risco
Antibiótico deixa o sorriso amarelado
(MITO) Quando os dentes já estão formados, não há como a ingestão deste medicamento provocar manchas. A origem deste mito tem fundamento, já que antigamente eram comum os médicos receitarem tetraciclina para crianças com as amídalas inflamadas, o que alterava a coloração dos dentinhos em formação.
Escovar demais os dentes faz mal
(VERDADE) Primeiro, porque o atrito entre a escova e a pasta, em alta frequência, pode desgastar a superfície do esmalte, dependendo da pressão e da técnica utilizada. Segundo, porque o fato de escovar demais os dentes, provavelmente, significa que a ingestão de alimentos também é frequente e, com isso, o maior dano é causado por essa maior ingestão de alimentos que mantém o pH da saliva em níveis inferiores ao desejado. “Devemos sempre escovar os dentes após a ingestão de alimentos, porém a principal regra para manutenção da saúde bucal é manter o intervalo de, pelo menos, três horas entre a ingestão de alimentos desde que se faça a higienização após cada uma delas”.
Escova dura limpa melhor
(MITO) Além de machucar a gengiva por causa do atrito, as cerdas nada macias – junto à força empregada durante a escovação – representam riscos ao esmalte e aumentam a sensibilidade dos dentes.