Entenda a doença do ator Luís Gustavo.
O ator Luís Gustavo está internado, há dias, na UTI para tratar de uma doença denominada endocardite, do tipo bacteriana no coração.
A endocardite bacteriana é considerada uma doença grave, que pode levar à morte cerca de 20% dos pacientes, e está relacionada, na maioria dos casos, à má higiene bucal, segundo o Dr. Hugo Robertson, gestor da Fórmula Odonto.
O grande número de bactérias patogênicas na cavidade oral, elevam risco destes caírem na corrente sanguínea quando há algum sangramento, provenientes de doenças inflamatórias orais, como gengivite e periodontite ou de procedimentos odontológicos.
Uma vez no sangue, as bactérias tendem a se alojar nas paredes internas e nas válvulas do coração, dando início à endocardite.
Por isso, em caso de tratamentos dentários, recomenda-se uma profilaxia antibiótica para minimizar o risco.
O principal agente causador da infecção é o Streptococcus viridans. O Staphylococcus aureus.
Para os cardiopatas, portadores de válvulas protéticas, próteses articulares e doenças reumáticas, tem o índice aumentado de endocardite.
Os sintomas da doença são febre persistente, associada a suores noturnos, falta de ar, cansaço, dores lombares e ósseas.
O tratamento preconizado é: antibióticos, por quatro a seis semanas, depois, o paciente precisa ser monitorado.
Em casos mais graves, em que há dano nas estruturas cardíacas, é preciso uma cirurgia para a troca das válvulas naturais por próteses.
Saiba mais: