Higiene bucal com aparelho ortodônticos.

A higiene bucal com aparelhos ortodônticos está entre as maiores preocupações no departamento de ortodontia da Fórmula Odonto. A instalação de tal aparelho e a colocação dos bráquetes, bandas, fios e demais acessórios fazem com que aumentem as áreas que retêm os alimentos, provocando maior acúmulo de placa bacteriana.

fio dental

O que é a placa bacteriana?

É uma película de cor branca, cinzenta ou amarelada que adere ao dente, em volta dos braquetes, e é constituída de restos de alimentos, microorganismos e células descamadas. A falta de higiene bucal faz com que ela se torne espessa e de difícil remoção. Após sua calcificação é denominada de tártaro, que só poderá ser removida pelo profissional, com raspadores e ultrassom.

A alimentação pode interferir na higiene e no andamento do tratamento ortodôntico?

Sim. Deve-se evitar a ingestão de alimentos açucarados e pegajosos, que além de prejudicarem o tratamento podem causar a cárie. Alimentos duros como pipoca, amendoim, maçã devem ser evitados ou cortados, pois o impacto da mordida pode danificar o aparelho fixo.

O aparelho ortodôntico fixo mancha os dentes?

Não. O que pode acontecer é o acúmulo de placa bacteriana ao redor dos bráquetes devido à falta de higiene. Esta placa pode causar uma deterioração da superfície do esmalte, provocando manchas brancas ou marrons e posteriormente cárie.

Região apresentando tártaro e cárie ao redor de onde ficava o bráquete.

Qual a escova dental recomendada para pessoas que usam aparelhos ortodônticos?

A escova apropriada deve possuir cerdas arredondadas e macias, existem escovas próprias para a higiene do aparelho fixo, com pequenos tufos, com cerdas recortadas em forma de v para facilitar a limpeza dos bráquetes e a com duas fileiras de cerdas. A vida útil das escovas para quem usa esse tipo de aparelho é menor, devendo ser substituída sempre que necessário.

Qual o creme dental recomendado?

Os cremes dentais contêm flúor em condições de inibir o desenvolvimento da cárie e tornar as camadas superficiais do esmalte mais resistentes.

Como escovar de forma correta os dentes de quem usa aparelho?

A duração da escovação é importante. A escovação horizontal (vai e vem) deve ser evitada, pois machuca a gengiva e provoca erosão nos dentes. Movimentos com a escova no sentido da gengiva para os dentes, como se estivesse varrendo, ajudam a remover a placa bacteriana e massagear a gengiva e mantê-la saudável.

Além da escovação, o que fazer para completar a higiene nestes casos?

O uso do fio dental é muito importante, para ajudar neste processo, pode-se usar o passa fio (uma agulhinha de plástico) que ajuda a passar o fio entre os dentes. Fazer bochechos com soluções fluoretadas uma vez ao dia ajuda a proteger o esmalte dos dentes e evita o acúmulo de placa bacteriana.

Higiene aparelho fixo

Listamos  09 dicas de limpeza para quem usa aparelhos ortodônticos, conforme segue abaixo:

Dica nº 1: Utilize uma escova dental ortodôntica e troque-a de 3 em 3 meses ou quando as cerdas estiverem saindo do padrão;

Dica nº2: Use fio dental com o auxílio de um passa fio ou o fio dental Oral B – Super Floss, que já possui uma das suas extremidades rígida e assim sendo, pode ser usado diretamente sobre a superfície dos dentes;

Dica nº3: Utilize a escova interdental para remover a placa bacteriana entre os dentes e os braquetes do aparelho ortodôntico;

Dica nº 4: Remova os elásticos intermaxilares para iniciar a escovação e passar o fio dental;

Dica nº 5: Posicione a escova em um ângulo de 45 º e durante a escovação, aproxime bem as cerdas das gengivas, massagenado-as com suavidade;

Dica nº 6: Repita estes procedimentos nas duas arcadas: superior e inferior;

Dica nº 7: Lembre-se da importância de escovar a parte posterior dos dentes superiores e inferiores (local de maior concentração da placa bacteriana);

Dica nº 8: Escove a parte superior da língua com cuidado;

Dica nº9: Use um enxaguatório (sem álcool) e recoloque os elásticos;