PRÓTESE DENTAL
Prótese Fixa.
É a restauração parcial ou total da coroara de um dente, quando se denomina prótese fixa unitária, ou a substituição de um ou mais dentes perdidos, quando se denomina prótese parcial fixa (ou ponte fixa). Ao ser fixada sobre os dentes do paciente, previamente preparados para recebe-lá, reabilita-o para mastigar, falar ou sorrir. Recebe o nome de “fixa” porque não pode ser removida pelo paciente ou pelo dentista, a menos que este a corte com o uso de brocas especiais.
Prótese sobre Implante.
É uma prótese fixa feita sobre os implantes, usando os mesmos conceitos e materiais da prótese fixa descrita acima. A diferença é exatamente a presença de implantes como pilares e e possibilidade de serem cimentados ou parafusados. A vantagem é a adaptação e durabilidade, ja que as peças são pré-fabricadas e fundidas com material especial (metal nobre).
Materiais utilizados.
As próteses fixas podem ser só metálicas; metálicas revestidas por um material estético plástico ou cerâmica (porcelana), da cor dos dentes, de resinas ou plásticos especiais.
Prótese Total e Parcial Removível (PPR)
A prótese Parcial Removível é um aparelho protético que substitui os dentes naturais, perdidos em arcadas nas quais ainda permanecem alguns dentes naturais, portanto, com perda parcial de dentes. E chamada de removível porque pode ser retirada pelo portador no momento que este desejar. Já a prótese total é aquela que substitui todos os dentes de uma arcada dental, através de resina específica onde pode-se caracterizar até a cor da gengiva , utilizando dentes importados ou de produção nacional.